Perder para ganhar

fevereiro 1, 2012

Por Nathália DePaulla.

Eu nunca vou esquecer essa frase. Aprendi tanto com ela como em tudo aquilo que acontecia. Percebi que desviar de certas pedras é sempre melhor que chutá-las com seu sapato novo, que as vezes você precisa de distância para ficar ainda MAIS perto, que com o colo de uma tia goiaba ou uma bagunça com uma tia musicista você pode esquecer os momentos ruins e reviver para o mundo. Aprendi que para ganhar uma solução você deve se jogar direto no problema… Deu certo, no final eu ganhei.

No começo eu não entendia. “Mas que diabos de frase é essa onde a minha infelicidade ainda assim é um degrau pro aprendizado que tenho que subir sozinha?” Nunca ouvi dizer que primeiro você cai, depois ganha, mas é exatamente assim que acontece. Você não comemora antes de fazer um gol, mas as vezes tem de marcar uma falta antes dele… As faltas eu cometi, até cartão vermelho eu tomei. Mas no fundo você sabe quando nunca deixa de ser titular.

Perdi para ganhar sim! Ganhei uma confiança que ficava escondida embaixo de uma pilha de roupas no canto do quarto, ganhei uma paz e uma traquilidade que parecem mais o colo da Miana e da Tia Paulinha e ganhei também uma arte de rir do que aconteceu e que já me disseram que faz parte da personalidade de mulheres bem resolvidas. Então eu só ganhei e na verdade nunca perdi?

Posso ter perdido o medo, perdido a ansiedade, perdido a confiança em quem não merecia e que só atrapalhou. Perdi a graça de achar problemas nas coisas pequenas, perdi de vista os que me faziam mal. Não ligo de ter perdido nadinha disso!

Pois ganhei mais abraços, os melhores beijos, agora não ganho mais “te amos”, mas, “Te amo muito, muito mais”, ganhei os melhores sorrisos, os melhores elogios, os “melhores” que só a gente entende e que ninguém mais vai saber. Ganhei um coração por inteiro de novo, ganhei toda-a-certeza… Ganhei mais amor.

Mas também ganhei o início disso tudo, desse estado gostoso de paz e amor interior… Ganhei uma frase, que vai me acompanhar por toda a vida!

“Perde pra ganhar, Nathye!”

(Des)Enrolados!